Dicas MamoruDecor


A forma mais comum de dispor os convidados na igreja é a seguinte: voltados para o altar, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito. Estes são, respetivamente, os lugares que os noivos vão assumir no altar durante a cerimônia. Consoante a dimensão da família, os três primeiros bancos ou filas de cadeiras costumam estar reservados à família e aos familiares mais próximos. É aconselhável considerar que os fatos de festa e os vestidos de gala compridos costumam ser bastante volumosos e, por isso, os convidados podem necessitar de um pouco mais de espaço para estarem à vontade. Quer as testemunhas do casamento, quer pessoas que vão ter um papel durante a cerimonia, tal como ler uma leitura ou entoar um cântico devem sentar-se próximo do altar para não terem de fazer uma grande caminhada durante a celebração.A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo: Em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde. De seguida, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva. Depois, entram as damas de honor, as madrinhas e os padrinhos. Se houver alguma nomeada para verificar que o vestido de noiva com renda está sempre impecável, deverá posicionar-se mais perto do sítio onde ficará a noiva.Entram as crianças que preparam o caminho da noiva com pétalas e as que levam as alianças de casamento e, por fim, entra a tão esperada noiva pelo braço do seu pai (ou de quem tenha escolhido para a levar ao altar). A noiva vai do lado direito e o pai do lado esquerdo, sendo que segura o ramo com a mão direita. Deste modo, ao chegar ao altar, a noiva ficará naturalmente do lado esquerdo do noivo, que será a sua posição durante a cerimônia.

Fonte: casamentos.pt


Para a saída, a ordem é a mesma: no final de contas todos têm de esperar fora da igreja pelos noivos, para os cumprimentar e atirar arroz. Assim sairão primeiro os convidados, seguidos dos pais dos noivos e dos padrinhos, as damas de honor e as crianças e, por fim, os recém-casados.Vais seguir o protocolo de entrada e saída, bem como o da disposição dos convidados, no teu casamento? Para definires o teu visual de acordo com o tipo de festa que desejas, não deixes de ver as sugestões de vestidos de noiva que temos na página. E para que os teus convidados não esqueçam nunca este dia tão feliz, prepara-lhes umas lembrancinhas de casamento únicas e muito originais.

Fonte: casamentos.pt


Estão a pensar como irão receber as alianças no dia do vosso casamento?
Dos vários costumes e possibilidades no que diz respeito a quem leva as alianças. Não existem regras rígidas no que diz respeito a quem leva as alianças para o altar (na verdade, cada vez existem mesmo regras que tenham de ser cumpridas à risca, sendo que cada casal opta por seguir ou não as tradições com que se identifique mais ou menos). Nas formas mais simples, é o noivo quem leva as alianças no bolso e as dá, no momento certo, ao padre para que ele as benza. No entanto, pode acontecer que queiram homenagear alguém especial e o levar as alianças no dia do vosso casamento pode ser uma maneira muito simpática de mostrar o quanto essa ou essas pessoas foram e são importantes na vossa união.Podem ser os padrinhos, familiares ou amigos. No caso de serem adultos, a tarefa é bastante simples, pois é pouco provável que se equivoquem ou que as alianças desapareçam. Estas podem ser transportadas numa almofada, numa salva de prata ou outro tipo de suporte que tenham escolhido para o grande momento.  Se, por outro lado, têm a sorte de ter crianças disponíveis para realizar essa tarefa tão importante no vosso casamento, porque não aproveitar? Ver uma criança (ou várias) no cortejo é sempre emocionante e apela à ternura de todos os que assistem. No entanto, se é este o vosso caso, existem alguns aspetos que podem ter em consideração para que tudo corra bem.  Antes de mais, é necessário ter em consideração que, quando se conta com a ajuda de crianças, embora elas possam ter a melhor boa vontade do mundo, é provável que as coisas não corram exatamente como tinham planeado. Tendo este ponto resolvido, é mais fácil encarar tudo o que possa acontecer! Convém que os meninos das alianças tenham uma idade compreendida entre os 3 e os 10 anos, aproximadamente: menos pode ser difícil que entendam bem as instruções e os mais velhos podem pensar que levar as alianças é uma coisa de bebés. Se tiverem muitas crianças, tentem que o número máximo no cortejo seja entre 6 e 8, para evitar muitas confusões. É natural que acabem por brincar, mas se não forem muitos serão mais discretos. Expliquem muito bem quais são as tarefas que têm de fazer e tentem ensaiar todos juntos pelo menos uma vez antes do casamento. Ainda no caso de serem várias crianças, tentem que cada uma leve um objeto diferente e especial, tal como as alianças o são. Dando uma responsabilidade a cada uma, todas se sentem importantes! Do mesmo modo, preparem-lhes uma prenda de agradecimento pela sua indispensável colaboração! Para vestir, o ideal é que seja algo bonito, que se destaque, mas que não seja desconfortável. Não é necessário que estejam vestidos como mini adultos, mas há muitos fatos giros para eles. No caso de serem meninas, terem um vestido que combine com o da noiva é perfeito. Normalmente a roupa das crianças do cortejo é oferecida pelos noivos.Fonte: casamentos.pt

Sabor vs estética 


Antes de decidires qual vai ser o aspeto do teu bolo, existem alguns pontos que deves ter em consideração. 

O mais importante é, sem qualquer dúvida, o sabor. Sim, porque há muitos elementos em que te podes deixar seduzir pelos olhos, mas no que diz respeito ao bolo, o mais importante é mesmo o sabor. É preferível teres um bolo de casamento simples mas cujo sabor te fique para sempre na memória, do que outro mais complexo mas que não te dê o mesmo tipo de sensação. Pensa nos tipos de massa que mais aprecias e fala com o teu fornecedor para saber o que é que se pode fazer. Por outro lado, se preferes ter um tipo de bolo de casamento que se aproxime do espetacular, talvez seja melhor não abusares na sua decoração para que não haja demasiada informação visual.

Tendo estas questões resolvidas, podemos passar à escolha do estilo do bolo. Existem muitas maneiras de integrar o bolo no ambiente do casamento. Por exemplo, se vais levar um vestido de noiva com renda podes optar por um bolo que tenha uma decoração que se assemelhe ao desenho da renda, como se de um relevo se tratasse. Para as noivas mais românticas esta pode ser uma das opções mais singelas. Mas se queres um bolo de casamento original que siga a moda da próxima temporada, vamos pôr-te a par do que vai marcar tendência em 2018. 

Semi naked cakes

Se até agora o que se viam mais eram os naked cakes, neste momento temos um estilo intermédio: os semi naked cakes, bolos onde existe uma cobertura muito fina que deixa ver o interior do bolo. Nalgumas zonas é mais opaca do que noutras, formando uma espécie de riscas pouco delineadas de bolo e cobertura. É um estilo que pode combinar perfeitamente com outras decorações como flores de açúcar ou frutos da época, por exemplo. Pode ser o bolo ideal para um casamento rústico.

Detalhes metalizados

Não é propriamente uma novidade, pois as noivas que preferem um estilo mais sofisticado costumam preferir este tipo de decoração. A ideia é ter um andar do bolo dourado ou ter elementos metalizados dispersos, como se de pequenas escamas comestíveis se tratasse. Se vais partir o bolo ao fim da tarde ou à noite, estas decorações podem acentuar ainda mais o brilho das luzes ou do fogo de artifício.

Aquarelas

Tal como já referimos nas ideias para convites de casamento originais, as aquarelas são uma tendência que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptas. Bolos com uma cobertura uniforme e pintados como se de aquarela se tratasse, são outro dos hits da estação. Verdadeiras obras de arte, podes escolher motivos dos florais aos abstratos, conseguindo efeitos lindíssimos.

Estilo moderno

És uma apreciadora da modernidade, preferes um estilo mais urbano e inclusive optaste por um vestido de noiva curto? Então estás com sorte. Os modelos de bolo contemporâneos, bem retos, estão em alta. Usam grandes elementos decorativos em vez de pequenas flores, por exemplo, desenhos mais geométricos e com cores que marcam contrastes entre si. É um visual mais clean, de linhas retas e sem demasiadas distrações.